Caminhão comunidade eficiente

Ano:2009

Cliente: Light

O Planeta Light Itinerante é uma exposição construída dentro de um caminhão baú, customizado para oferecer conforto e acessibilidade aos visitantes. Possui cobertura nas duas laterais ampliando sua área útil, patamar projetado na entrada e rampa elevatória para usuário de cadeira de rodas.

 

Na área externa, cinco expositores em trio apresentam em quadrinhos os temas: Ações Ambientais, Ações sociais e a Tarifa Social, O Projeto Comunidade Eficiente, Dicas de Economia, PROCEL com Relação de Eletrodomésticos Certificados, Dicas de segurança.

 

Um totem multimídia permite ao mediador inserir data, hora, local das visitas e quantidade de visitantes em um banco de dados.

 

A visita se desenvolve a partir de um roteiro para as áreas interna e externa.

Um projetor instalado no interior do caminhão exibe vídeos educativos ou institucionais por retroprojeção em lona instalada na entrada do Baú. 

 

Os equipamentos são fixados em painéis individuais, ficando a área interna do baú livre para circulação dos visitantes e utilização
das interfaces interativas:

 

O caminhão ficará estacionado em locais estratégicos: praças, escolas, locais de fácil acesso, com grande movimentação de pessoas.

Os Eletrodomésticos: miniaturas de eletrodomésticos em relevo, exemplificam o consumo e apresentam dicas para o seu uso eficiente.

O que é energia: apresenta a geração de energia por movimento de manivelas e dínamos para acender lâmpadas incandescente, fluorescente

e led. Ao lado, uma manivela será usada pelo visitante para contribuir com a energia da exposição mostrada em um contador.

 

Linha do Tempo: painel eletrônico interativo com mapa do estado do Rio de Janeiro conta a história da Light. Possui ainda vídeo com retorno sonoro.

 

Maquete Interativa Caminhos da Energia: apresenta o Complexo de Lajes, e os caminhos da energia até uma comunidade no Rio, demonstrando a geração, a distribuição e o consumo.

Em primeiro plano, uma casa popular mobiliada, com aparelhos elétricos diversos e um medidor, demonstra, através de uma calculadora especialmente desenvolvida para o experimento,  o consumo eficiente da energia elétrica. Equipamentos são acionados por botões em um painel, enquanto o medidor computa o consumo em kws e em reais.

A iluminação geral cria o efeito de noite e dia, e luzes individuais acendem em cada casinha da comunidade.

A Conta de Luz: um multimídia permite passear pela conta de luz, ativando a explicação correspondente a cada item. A conta ‘conversa’ com

o visitante, a partir de retorno sonoro.

É Seguro ou não é?: jogo do certo x errado. Ao rodar uma roleta uma cena do cotidiano é selecionada; o visitante deve apertar um botão determinando se está certo ou errado. A confirmação é dada em resposta sonora.