QUEM SOMOS

A MBA Cultural iniciou as atividades nos anos 1990, tendo como principal projeto a exposição de longa duração do Parque da Ciência - Museu da Vida/ Fiocruz, com o apoio da Fundação Vitae e do CNPq. Era o início da implantação de Museus de Ciência e exposições interativas no Brasil. Pioneiros como a Casa da Ciência/ UFRJ e a PUC/ RS encantavam os visitantes interessados em conteúdos científicos apresentados de maneira não formal.

 

O projeto seguinte - elaboração do Master Plan do Museu do Universo/ Planetário RJ – desenvolvido com abordagem conceitual e design interativo/ imersivo de museus de quarta geração. Avaliado por renomados diretores de Museus de Ciências (EUA), obteve aprovação com ênfase para a proposta expográfica modelada.

 

A chancela qualificada e o resultado alcançado foram motivadores para a continuidade

de nossas atividades. O grande interesse da equipe na convergência de design e ciência permitiu o desenvolvimento de aparatos e ambientes cenográficos os mais diversos, a criação de interfaces lúdicas de comunicação com interação mecânica e eletrônica, utilizando novas tecnologias de exibição em espaços imersivos. Tais recursos se mostraram ferramentas pedagógicas eficientes com capacidade de ampliar o entendimento, facilitando o acesso do público a conteúdos científicos das mais diferentes disciplinas.

 

Os projetos se diversificaram, entre exposições de longa duração, curta duração

e itinerantes. Nosso Portfolio tornou-se robusto, respaldado por Atestados de Capacitação Técnica emitidos por todas as instituições contratantes.

 

A indicação da MBA Cultural pela ABCMC – Associação Brasileira de Centros e Museus

de Ciência –, que muito nos honra, conferiu confiabilidade, afirmando a qualidade de nosso trabalho.

 

O conjunto apresentado no Portfolio permite comparar o partido, a forma, os materiais e os modos construtivos adotados para cada projeto, cuja customização torna-se necessária para atender às demandas dos diferentes tipos de mostra a partir de sua orientação pedagógica, eixos temáticos e conteúdos científicos definidos pela curadoria institucional.

A compatibilidade e a sinergia entre as equipes de curadoria científica, artística e equipe

de expografia, garantem a excelência do resultado na elaboração da proposta mais adequada às especificidades de cada projeto.

 

O lançamento da linha ‘MBAmovel’ é um desdobramento da experiência adquirida na execução de dezenas de projetos expográficos, e pretende atender à demanda crescente por produtos básicos para a montagem de exposições.

Curriculum Mba