Museu da Vida Célula Parque da Ciência

O Parque da Ciência/ Museu da Vida, primeiro projeto de criação e execução de aparatos interativos como interface de acesso a conteúdos científicos da MBA, permanece com a exposição de longa duração aberta gratuitamente ao público. A qualidade dos materiais pode ser comprovada após mais de 15 anos de uso intenso, atendendo a alunos da rede de ensino e ao público em geral.

A exposição do Centro de Atividades com foco em saúde pública e biologia, desdobra-se sobre o sentido da visão e os fenômenos físicos
e biológicos correlatos.

Composta por painéis interativos eletrônicos e de acionamento mecânico, permite a exploração a partir de diferentes kits temáticos. No centro do salão, uma instalação apresenta modelos gigantes dos glóbulos vermelhos e o conjunto de microrganismos que afetam o sistema imune.

O Painel ‘Vida e Energia’ é uma multiplataforma composta de animações, acendimentos de partes, giro de pequenas janelas,
relacionando as ‘usinas’ de geração de energia existente nos animais, vegetais e bactérias.

O túnel que leva a Câmara Escura apresenta a história da investigação sobre o olho humano, com caixas acionadas por presença. Imagens de neurônios super ampliadas compõem o espaço. A Câmara Escura possui furos que a conectam ao pátio externo para observação de imagens invertidas capturadas em écrans diversos.

No pátio, painéis compostos de imagens relacionadas aos experimentos, integram os conteúdos científicos à elementos da vida prática, contribuindo para ampliar a visão dos fenômenos físicos de cada aparato.

O Museu da Vida está aberto durante todo o ano, funcionando de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e, aos sábados, das 10h às 16h.
Todas as visitas e atividades são gratuitas.

O museu fica no campus da Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Parque da Ciência Expositor

Museu da Vida

Ano:2001

Cliente: Fundação Oswaldo Cruz

Parque da Ciência Jogo Interativo
Parque da Ciência Quebra Cabeças
Parque da Ciência Jogo Interativo